Glossário


Alpha

Alfa da estratégia. Este parâmetro estima o quanto a estratégia se destacou positivamente dos retornos retratados pelo benchmark selecionado, ou seja, tenta mensurar quanto retorno a estratégia gerou acima do crescimento/decrescimento natural da economia (que deve ser capturado pelo benchmark). Mostra, portanto, quanto retorno a estratégia gerou por inteligência própria, em contraste a simplesmente seguir uma tendência de crescimento geral da economia.


Backtest

Processo de teste de uma estratégia com uso de dados históricos.


Barra

Representação gráfica do movimento do preço de um ativo, contendo preços de abertura, fechamento, máximo e mínimo, durante um determinado período de tempo (ex.: 1 minuto).


Beta

Beta da estratégia, ou a correlação entre a estratégia e um benchmark. Mede o quanto o crescimento/decrescimento da estratégia segue o da economia em geral (que deve retratado pelo benchmark).


CDI

Certificado de Depósito Interbancário. Taxa de juros para empréstimos entre os bancos do sistema financeiro brasileiro, utilizada também de benchmark para outros investimentos no mercado brasileiro.


Closing price

Preço de fechamento. Preço da última negociação realizada em um intervalo de tempo.


Expected Annualized Return

Retorno anual esperado. Estimativa do retorno que a estratégia gerará no período de um ano, medido a partir da inclinação da regressão linear da curva de retorno acumulado por dia (slope).


High price

Maior preço. Maior preço de negociação realizada em um intervalo de tempo.


LIBOR

London Inter Bank Offered Rate. Taxa de juros que alguns dos principais bancos do mundo utilizam para empréstimos de curto prazo, utilizada também de benchmark para outros investimentos no mercado mundial.


Live Trading

Processo de execução de uma estratégia com uso de dados em tempo real e ordens enviadas para a bolsa real, em vez de módulos de simulação.


Long

Posição comprada em um ativo.


Low price

Menor preço. Menor preço de negociação realizada em um intervalo de tempo.


Instrumento ativo

Instrumento que já foi referenciado na estratégia em algum momento na estratégia.


MDD

Maximum Drawdown (MDD), ou Perda Máxima, é o mínimo da série temporal com a maior perda (queda) desde o último ponto de máximo retorno acumulado (pico) até o ponto atual (chamada de drawdown). Retrata a maior perda percentual que a estratégia teve durante sua execução.


Open price

Preço de abertura. Preço da primeira negociação realizada em um intervalo de tempo.


Out-of-Sample

Dados reservados para a utilização em teste da estratégia somente, não influenciando o período no qual a estratégia está sendo otimizada.


Overfitting

Erro de modelagem que faz com que uma função seja extremamente adequada apenas para um conjunto limitado de dados, falhando em outros conjuntos.


P&L (PNL)

Profit and Loss (P&L), ou Lucros e Perdas. É o resumo financeiro de receitas, custos e despesas resultantes da execução da estratégia. Na prática, indica quanto de lucro (ou prejuízo) se obteve durante a execução.


Paper Trading

Processo de teste de uma estratégia com uso de dados em tempo real.


Score

Pontuação de uma execução de estratégia para um campeonato. Depende de regras específicas de cada campeonato.


Sharpe

Retorno médio acima de uma taxa livre de risco ajustado pela volatilidade (risco). Investimentos livres de risco, como título públicos possuem Sharpe igual a zero. Geralmente, quanto maior o Sharpe, mais atrativo é o retorno frente ao risco que assume.


Slippage

Distorção no preço contra a ordem gerada, fazendo com que ordens de compra fiquem mais caras e de venda fiquem mais baratas.


Sortino

Variação de Sharpe que diferencia a volatilidade negativa da volatilidade total, utilizando o desvio padrão com os retornos positivos anulados, restando apenas os negativos (downside deviation).


Split

Evento corporativo no qual a empresa divide suas ações em múltiplas ações para aumentar sua liquidez no mercado.


Stability

Estabilidade da estratégia, ou o coeficiente de determinação ( da regressão linear) dos retornos acumulados; ou seja, o quanto os retornos acumulados da estratégia se aproximam de uma reta.


String temporal

String com informação de extensão de tempo. Pode possuir um número (caso contrário será assumido valor unitário) e uma unidade temporal (caso contrário será assumida a unidade de segundos). Espaços (" ") na string serão desconsiderados. As unidades temporais aceitas são:

  • SECOND, SECONDS, SEC e S
  • MINUTE, MINUTES e MIN
  • HOUR, HOURS e H
  • DAY, DAYS e D
  • WEEK, WEEKS e W
  • MON, MONTH e MONTHS
  • YEAR, YEARS e Y

Exemplos: '5minutes', '3 D', 'MON', '3 hours'


Tick

Refere-se à mudança no preço de um ativo de um trade para outro.


Volatility

Volatilidade anualizada da estratégia. É o desvio padrão dos retornos diários da estratégia extrapolado para o período de um ano (considerando-se apenas os dias úteis).


VWAP price

Volume Weighted Average Price, ou Preço Médio Ponderado por Volume. Preço médio em um intervalo de tempo, ponderado por volume de cada dado de negocição.


Short sell

Venda de uma ação alugada, formando posição vendida no ativo.