PERGUNTAS FREQUENTES

Introdução

O que é o stratsphera?

O stratsphera é um portal dedicado ao desenvolvimento de algoritmos de investimento em diferentes mercados, com foco especial no Brasil. Aqui cada usuário será capaz de criar suas estratégias usando as diversas bases de dados disponíveis, realizar pesquisas e disputar prêmios nas competições.

Nossa missão é simplificar o acesso a todas as etapas do Algo Trading – do aprendizado à monetização das ideias.

O que é Algo Trading?

Um algoritmo pode ser definido como um sistema de regras de negociação (compra e venda de um determinado ativo) que transforma uma ideia em uma estratégia que será executada automaticamente.

Algumas outras expressões conhecidas estão intimamente ligadas ao Algo Trading: systematic trading (estratégias sistemáticas, que podem ter execução automática ou não) e quantitative trading (estratégias criadas com uso de teorias matemáticas avançadas).

Aqui no stratsphera não vamos nos preocupar com os rótulos. Todas as estratégias de investimento que tenham regras definidas para entrada e saída são bem-vindas!

Quem tem acesso às minhas ideias?

Todo código gerado, seja um backtest ou uma anotação no Notebook, é de propriedade intelectual privada do usuário. Levamos a questão da segurança a sério e por isso cada usuário, ao realizar o login no portal, está entrando em um ambiente criptografado.

Por outro lado, cada usuário pode compartilhar suas ideias com: i. a comunidade nos fóruns de discussão ou ii. algum usuário dentro da sua rede de conexões. Uma vez compartilhado, o algoritmo pode ser usado e adaptado por outros usuários.

A equipe do stratsphera pode ter acesso ao algoritmo caso o usuário precise de ajuda para solucionar problemas no seu código. Por favor leia nossos Termos de Uso do portal para maiores detalhes.

Nós buscamos o máximo de transparência possível em relação às medidas de segurança e políticas adotadas. Estaremos sempre disponíveis para responder a dúvidas em Fale Conosco.

É preciso pagar para usar?

Não, o acesso é gratuito a todos os usuários. O stratsphera tem como patrocinador o BTG Pactual, que é também quem financia as competições.

Entretanto, é exigido um cadastro para que o usuário consiga acessar a ferramenta de simulação. Isto garante a segurança do código, além de criar uma base estatística da comunidade.

Consigo simular estratégias de alta frequência?

Não. O intervalo mais curto disponibilizado nas bases de dados é a barra de 1-minuto. Dessa maneira, simulações de estratégias HFT (high-frequency trading) ficam impossibilitadas e qualquer usuário precisará focar os esforços em algoritmos de frequência mais baixa.

Posso executar minhas estratégias através de uma corretora?

Não, a ferramenta para desenvolvimento dos algoritmos está disponível apenas para simulações, existindo um atraso de 5 dias na atualização das bases de dados.

Biblioteca de Dados

Quais bases de dados estão disponíveis?

DescriçãoPaísProvedor
Preço das açõesBrasil
Eventos corporativosBrasil
Preço das açõesEstados Unidos
Eventos corporativosEstados Unidos
Social Trading SignalsBrasil
Dados Macroeconômicos Brasil

Para maiores detalhes, acesse nossa página Biblioteca de Dados.

É preciso pagar para ter acesso?

Não, todas bibliotecas estão disponíveis gratuitamente, existindo um atraso de 2 dias na atualização dos dados.

Posso usar uma base de dados minha?

No momento, não será permitido o uso de outras bases de dados além daquelas disponíveis na plataforma, a fim de garantir que nenhum acordo de divulgação de dados será quebrado pelo usuário através do stratsphera.

Por que o preço de fechamento aparece diferente de outras fontes de dados?

A base de dados do stratsphera foi criada sobre o conceito das barras de 1-minuto. Dessa maneira, um dia pode ser entendido como uma grande barra com as informações: open price, closing price, high price, low price, preço médio e volume negociado. O preço de fechamento calculado dessa maneira é aquele referente ao último negócio e pode divergir do preço de fechamento oficial divulgado pela bolsa.

Algoritmos

Não conheço Python, posso usar outras linguagens?

Infelizmente, não é possível usar qualquer outra linguagem, mas estamos estudando esta ideia. O Python é relativamente fácil e existem alguns Tutoriais que podem ajudar a sair do básico.

Onde posso procurar ideias para uma estratégia?

Dentro do stratsphera, o usuário pode tomar dois caminhos para encontrar algoritmos prontos e disponíveis para serem alterados: i. acessando os exemplos oferecidos por nossa equipe e que constam no Notebook; ii. dentro da Comunidade, onde outros usuários podem compartilhar códigos.

Consigo copiar os dados históricos para estudá-los fora do stratsphera?

Não, os dados disponibilizados no simulador são protegidos e não podem ser acessados pelo usuário. Qualquer análise deve ser feita dentro da plataforma, com a ajuda do Notebook.

Backtests

Como as ordens de compra e venda são calculadas?

Nosso simulador tenta calcular qual seria o impacto de sua ordem no mercado e qual o efeito no preço do negócio, mas esta não é uma tarefa simples. Não havendo uma resposta ‘correta’, nós disponibilizamos alguns parâmetros – que podem ser alterados pelo usuário – com valores iniciais sugeridos:

  1. Slippage, distorção no preço contra a ordem gerada
  2. % volume, percentual do volume da barra de 1 minuto que pode ser executado na simulação
  3. Volume_impact, simula o efeito do volume da ordem no preço do ativo
  4. Volume_impact_decay, tempo para que o impacto causado por uma ordem nos preços caia pela metade

Quais benchmarks são usados no stratsphera?

O benchmark pode ser customizado pelo usuário, mas o padrão utilizado no simulador é a Taxa DI Acumulada (durante o período da apuração do resultado da estratégia), conforme calculado pela Cetip: www.cetip.com.br.

Segurança e Privacidade

O meu algoritmo está seguro?

Levamos a questão da segurança a sério e por isso cada usuário, ao realizar o login no portal, está entrando em um ambiente criptografado. A não ser nos casos descritos nos nossos Termos de Uso do portal, ninguém mais tem acesso ao seu código.

 
BrazilUSA