O Workshop de Inteligência Artificial Aplicada a Finanças (WAIAF) aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto de 2018, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Com mais de 100 participantes inscritos, o evento contou com palestras de pesquisadores de universidades como: UFMG, UFSC, IFSP, UFSCar, UFSJ, UNIFESP, USP entre outras. Além da academia, houve uma presença significativas de profissionais do mercado financeiro, de gestoras de fundos, corretoras, bancos e Fintechs (startups de tecnologia com foco no mercado financeiro).

Bernardo Afalo, líder de Data Science na XP Investimentos, foi um dos palestrantes do evento e destacou a importância de eventos como o WAIAF que colaboram para aproximar a Academia e o mercado financeiro, pois parcerias como estas podem contribuir para adoção de tecnologias que melhorem o atendimento aos clientes. Já Helder Rezende, cientista de dados da XP investimentos, ressaltou a importância de combinar machine learning e métodos de otimização com o conhecimento de especialistas financeiros para recomendação de carteiras adaptadas aos clientes.

O professor Paulo André L. de Castro da Divisão de Ciência da Computação e coordenador do WAIAF enaltece a qualidade das palestras e debates realizados: “o evento foi muito enriquecedor, pois reuniu participantes de várias áreas como aprendizado de máquina, sistemas multiagentes, deep learning, raciocínio probabilístico, além de diversos profissionais do mercado financeiro que trazem uma visão pragmática e centrada na superação de ineficiências reais”

Um dos pontos mais debatidos no evento foi o conceito de software autônomo operando diretamente no mercado, chamado de “Algorithm Trading”. Jerckns Cruz, Head of the Algorithmic Trading desk no BTG Pactual e palestrante do WAIAF, apontou que iniciativas como estas tem sido adotadas, em escala, em outros países, especialmente, nos Estados Unidos e que o Brasil precisa investir para acompanhar tal tendência. Neste sentido, o próprio BTG Pactual criou uma plataforma gratuita para simulação de algoritmos chamada Stratsphera, que foi apresentada no evento pelo ex-aluno do ITA e integrante da equipe do BTG Pactual, Caio Dottori.

Sobre o WAIAF

Workshop of Artificial Intelligence Applied to Finance (WAIAF)

The first Workshop of Artificial Intelligence Applied to Finance (WAIAF) aims to provide a forum for researchers and practitioners to present and discuss the most recent innovations, trends, experiences and concerns related to applications of Artificial Intelligence to Finance. The overall goal of the WAIAF is to provide an opportunity for researchers, practitioners and students (with both, under-graduate and graduate background) to discuss their goals, methods, and results of their research. It also intends to help participants to establish a research network among researchers and practitioners.

Program Committee

Paulo André L. de Castro, (ITA), General Chair

Elton Felipe Sbruzzi, (ITA)

Michel C. R. Leles (UFSJ)

http://www.comp.ita.br/labsca/waiaf/

Fonte: Divisão de Engenharia da Computação
Edição: Divisão de Comunicação Social

 

A reprodução deste conteúdo foi devidamente autorizada pelo seu autor. O artigo original pode ser encontrado aqui.
BrazilUSA